Cronograma em curso aqui.
domingo, 30 de novembro de 2008
sexta-feira, 21 de novembro de 2008
Sony World Photography Awards
Divulgação de mensagem:
No passado dia 22 de Setembro foi anunciada uma nova importante iniciativa, em associação com o Projecto Prince´s Rainforests (PRP), na cerimónia de lançamento do segundo Sony World Photography Awards 2009 – um concurso verdadeiramente global que contempla os fotógrafos profissionais e amadores.
A partir de agora será possível proceder à sua inscrição no Sony World Photography Awards, para tal basta ir a www.worldphotographyawards.org e obter mais informações.
OS PRÉMIOS
- Prémios para fotógrafos profissionais
Para os fotógrafos profissionais existem um total de 12 categorias de prémios e o I’iris d’or que é atribuído ao vencedor principal - o fotógrafo do ano do Sony World Photography Awards.
As 12 categorias nos três géneros são:
Fotojornalismo e documentário
Assuntos actuais; Desporto; Questões contemporâneas; Artes e entretenimento
Fotografia Comercial
Publicidade; Moda; Música
Fotografia Belas Artes
Retrato; Conceptual e Idealizado; História natural; Paisagem; Arquitectura
- Prémios para fotógrafos amadores
A WPA aceita inscrições de fotógrafos amadores de todo o mundo para as oito categorias através do website WPA.
As oito categorias são: Arquitectura; Conceptual e Idealizado; Moda; Paisagem; Música; História Natural; Colecção de retratos; Desporto
A Sony Campaign Award, que foi introduzida este ano, procura imagens que transcedam as fotografias “standard” de um momento de acção e que captem a vibração, a magia, a celebração, a camaradagem e fenómeno cultural que é o futebol.
Uma exposição do trabalho dos finalistas – de ambas as categorias profissional e amadores – decorrerá no Palais des Festival em Cannes de 14 a 18 de Abril 2009.
- Os Prémios Prince’s Rainforests Project (PRP)
A WPA criou o Prémio PRP Award em parceria com o Projecto PRP Prince’s Rainforests Project e com a Sony.
Existirão duas categorias para o prémio PRP: profissional e amadores. O vencedor do prémio para o melhor fotógrafo profissional será financiado para fotografar as regiões de floresta tropical do mundo, e os efeitos nefastos da desarborização. As fotos resultantes desta expedição serão exibidas globalmente, e passarão a integrar um livro que irá chamar a atenção para o actual estado das florestas tropicais do mundo.
Uma selecção das melhores fotografias tiradas por fotógrafos amadores serão exibidas em Cannes durante o Sony World Photography Awards e estas imagens serão utilizadas pelo Prince’s Rainforests Project em diversas iniciativas ao longo do ano para ajudar a divulgar esta importante mensagem.
James Heneage, Director de Comunicação do Prince’s Rainforests Project comentou, “Este prémio, e as imagens resultantes, irão ajudar-nos a concentrar globalmente atenções no facto consumado de que parar a desarborização tropical é uma das formas mais eficazes de abrandar as alterações climatéricas.”
- Student Focus
Baseando-se no sucesso do ano inaugural, a WPA convidará estudantes de 10 universidades espalhadas por seis continentes – América do Norte, América do Sul, Europa, África, Ásia e Austrália – para concorrerem ao Student Focus, o programa de Prémios para as universidades.
A seguir a um processo de avaliação, dois estudantes de uma universidade em cada continente ganharão uma viagem totalmente paga a Cannes com o seu professor onde irão concorrer numa final. As fotografias vencedoras serão exibidas no Palais des Festival em Cannes em Abril de 2009. Quando apresentadas em conjunto, as fotografias deverão criar uma visão colectiva internacional do nosso planeta segundo a perspectiva de uma nova geração de fotógrafos.
O vencedor absoluto no concurso de estudantes ganhará aproximadamente 45,000 Euros em equipamento fotográfico Sony para a sua universidade.
quinta-feira, 20 de novembro de 2008
12. Ingredientes para o Pastel de Natal 1
Clip aproveitável das primeiras filmagens
Moldura e Transgressão... aula de Teoria da Imagem I
quarta-feira, 5 de novembro de 2008
terça-feira, 4 de novembro de 2008
11. Algumas alterações
Tinha definido que a ideia era escolher um objecto (estranho no contexto público), uma ou duas pessoas que carregassem esse objecto por um espaço público movimentado, e registar o percurso dos mesmos e a reacção das pessoas. Ou seja, basicamente o que Polanski explorou na curta Two Men and a Wardrobe. A minha ideia era procurar ou criar um objecto em que fosse parcial ou totalmente reflector - cá está o espelho.
Hoje expus esta ideia à profª Gamito que sugeriu-me que fosse eu mesma a carregar um espelho e que houvesse alguém a filmar-me a mim e ao espelho que reflectiria os lugares por onde passasse, as pessoas que passassem por mim e a reacção delas perante o insólito de trazer comigo um espelho. Pensei que a melhor maneira de o carregar seria levando-o pendurado ao pescoço, como um grande colar (o espelho teria de ser à minha pequena medida), e assim ficaria perto dos olhos (o reflexo ficaria mais próximo da minha visão das coisas). Para além de registar as reacções das pessoas em lugares comuns, achava interessante também levar o espelho a reflectir outras situações, como as minhas "actividades chatas" de todos os dias e outras. Seria uma espécie de história contada por situações em espaço público e em espaço privado, em que eu seria o suporte e corpo do espelho.
Os pontos mais críticos:
- escolher a pessoa que andaria comigo a filmar - as minhas únicas experiências com vídeo foram feitas no semestre passado para audiovisuais e cultura visual, convinha que fosse alguém com mais experiência que eu para ensinar-me alguma coisa também (questões técnicas!). E teria de ser alguém com quem me entendesse.
- definir muito bem as situações a serem filmadas (já tenho algumas pensadas)
- exige uma considerável exposição da minha parte (questões pessoais!)
- e arranjar o espelho perfeito
A mastigar os pontos críticos...
segunda-feira, 3 de novembro de 2008
World One Minutes Lisboa
Fundação Calouste Gulbenkian
9 de Novembro a 7 de Dezembro de 2008
Horário: Segunda a Domingo, 9:00 – 18:00
Inauguração: Sábado 8 de Novembro, 18:00
Aqui The One Minutes
Edit: Este post esturricou-me o jantar.
Na navegação
passei no blogue do Jesus. Gostei particularmente de Made in 'Eaven de Mark Leckey, sem querer tirar o mérito a Runa Islam.
Georges Rousse

Há exactamente um ano estive na Galeria do Palácio de Galveias. O que lá encontrei surpreendeu-me positivamente. Não me lembrava do nome do senhor: Georges Rousse.
O artista francês Georges Rousse (n.1947) fabrica imagens irreais em espaços comuns, do nosso dia a dia, a partir de recursos tão simples como a pintura e os materiais de construção, aos que lhe junta o seu conhecimento das leis da perspectiva.
Criador de estranhos puzzles ópticos cuja resolução só é possível a partir da câmara do artista, Rousse é um pioneiro do uso da instalação efémera e da fotografia como meio para um discurso artístico particular que recolhe as tradições francesas do trompe l´oeil ou o interesse contemporâneo pelo espaço arquitectónico e a sua apropriação sentimental.
Nos últimos 30 anos, Rousse tem sido convidado mundialmente a produzir as suas particulares assemblages do real e do imaginado dando como resultado uma nova disciplina estética. Rousse trabalha em edifícios que estão acostumados a mudanças e reformas, tais como museus de arte contemporânea ou espaços de feiras, e também lugares que perderam a sua função de origem e estão num ponto de renovação, destacando-se, particularmente, os sítios industriais.
Aqui a fonte do texto
Aqui vasta galeria
Aqui o Projecto Durham
domingo, 2 de novembro de 2008
Aqui arrumo
- a visitar (2)
- arquitectura (1)
- cinema (2)
- concursos (1)
- espelho (6)
- eu brinco (2)
- eu confecciono (2)
- fotografia (5)
- ideia (4)
- instalação (1)
- kafka (2)
- korsakow (1)
- kundera (2)
- leveza (4)
- navegação (3)
- odradek (2)
- projecto (13)
- video (6)